Estudo Bíblico Livro de 2 Tessalonicenses
Para o estudo bíblico, é necessário realizar a leitura de todos os capítulos do livro de 2 Tessalonicenses. Em seguida, o aluno deve acessar o conteúdo de apoio, disponível nos links de Resumo, Personagens e Revisão. Após concluir essas etapas, estará preparado para realizar a prova final e avaliar seus conhecimentos.
Chave: A segunda vinda de Cristo
Comentário
O portador da primeira epístola aos Tessalonicenses trouxe a Paulo notícias sobre o crescimento espiritual da igreja. Paulo sentiu-se profundamente consolado com o relatório. Entretanto, o relatório também indicava que um ensino incorreto, atribuído a Paulo, havia chegado a Tessalônica, seja por meio de uma carta falsificada ou por informações orais e escritas relacionadas aos seus ensinamentos.
Alguns crentes acreditavam que as tribulações e perseguições que enfrentavam eram sinais do dia do Senhor, e que, por isso, haviam sido excluídos da transladação. Outros interpretavam erroneamente os ensinamentos de Paulo (1 Tessalonicenses 4:13 - 5:10). Em resposta, Paulo escreve a segunda epístola com diversos objetivos: felicitar os crentes por seu crescimento espiritual (1:3-4), consolá-los diante das perseguições (1:5-10), transmitir informações corretas sobre o dia do Senhor e acalmar temores (2:1-12) e corrigir a conduta desordenada na igreja (3:6-15).
Autor
Segundo 1:1, a segunda epístola aos Tessalonicenses foi escrita pelo apóstolo Paulo. Considerando a semelhança das circunstâncias descritas nas duas cartas, conclui-se que esta epístola foi escrita pouco tempo depois da primeira, provavelmente dentro de alguns meses. A carta foi enviada de Corinto, por volta do ano 51 d.C.