Estudo Bíblico Livro de Provérbios
Para o estudo bíblico, é necessário realizar a leitura de todos os capítulos do livro de Provérbios. Em seguida, o aluno deve acessar o conteúdo de apoio, disponível nos links de Resumo, Personagens e Revisão. Após concluir essas etapas, estará preparado para realizar a prova final e avaliar seus conhecimentos.
Provérbios
Chave: Sabedoria
Comentário sobre o Livro de Provérbios
Sabedoria em Deus
O livro dos Provérbios começa e centra-se na sabedoria que vem de Deus. Os sábios, igualmente, são aqueles que confiam em Deus, conhecem-no e demonstram esse conhecimento através de conduta reta e amorosa para com os outros, seguindo princípios divinamente aprovados. O bem e o mal estão associados à recompensa e ao castigo, pois Deus incorpora amor e justiça, promovendo o bem e evitando o mal.
Conduta e Ensino
Os padrões positivos e negativos apresentados nos Provérbios oferecem valiosa orientação sobre conduta pessoal. Jesus Cristo aconselha seus discípulos a serem "prudentes como as serpentes..." (Mateus 10:16). A sabedoria do livro adorna o Antigo Testamento, sendo aplicável às exortações práticas das epístolas do Novo Testamento, bem como aos diversos aspectos da vida diária, ensinando princípios práticos e morais de forma concisa e expressiva.
Autor
Salomão é citado como o principal autor (Provérbios 1:1-2; 10:1 - 22:16). Ele compilou o primeiro grupo de "palavras" em 22:17 - 24:22, possivelmente acrescentando ou recebendo contribuições dos homens de Ezequias, especialmente nos capítulos 25 a 29. Os discursos de 1 a 9 funcionam como introdução aos provérbios principais. Poemas de Agur, Lemuel e da esposa virtuosa foram incluídos posteriormente, talvez durante ou logo após o reinado de Ezequias, por volta do ano 700 a.C.
Contexto Histórico e Literário
A literatura proverbial já era antiga no Oriente Próximo. Estudos recentes sobre contatos linguísticos e literários nas regiões de Canaã, Egito, Mesopotâmia e entre os hititas sugerem que o Livro de Provérbios foi escrito na primeira metade do primeiro milênio antes de Cristo.