Hoje eu acordei cedo e, como de costume, fui até a janela observar a chuva que reforçava ainda mais o frio desta manhã. A vontade era simples: uma caneca quente de café, voltar para a cama e me agasalhar.
Foi então que surgiu uma reflexão: todos os dias repetimos hábitos, rotinas e pequenos costumes. São coisas simples, quase automáticas, mas basta serem tiradas para que sintamos falta. Falta de andar pela casa, de olhar pela janela e ver as pessoas passando na rua, de sentir o cheiro do café sendo coado no pano, de ver os filhos se preparando para a escola.
São detalhes que nem sempre valorizamos, mas que carregam um bem silencioso dentro de nós. Momentos simples que, com o tempo, se tornam memórias profundas — e, quando ausentes, se transformam em saudade.
A vida é feita de rotinas e dias que parecem iguais. Há quem se canse e busque mudanças, mas acaba retornando ao mesmo ciclo que faz parte da experiência humana. No início tudo parece novidade, mas aos poucos a vida se organiza em um trilho que apenas segue adiante.
O que muitas vezes deixamos passar é que, dentro dessa rotina, dormimos e acordamos para viver um novo dia. E nem sempre reconhecemos o maior favor de todos: o cuidado de Deus que nos guarda, sustenta e nos concede mais um fôlego de vida.
Você já percebeu que, ao encostar o dedo abaixo do nariz, é possível sentir o ar entrando? Esse simples gesto nos lembra que a vida continua porque Deus a renova em nós. Ele nos guarda enquanto dormimos e nos livra do mal.
Talvez minhas manhãs precisem ser mais conscientes desse favor diário, aprendendo a enxergar Deus em cada detalhe e reconhecendo Sua fidelidade em cada novo despertar.
Fé é compreender que sem Ele nada faz sentido. É entender que Ele sustenta a nossa vida e a vida dos nossos.
Por isso, hoje decido fazer diferente. Antes de apenas seguir o dia, dobro meus joelhos e oro ao Senhor, agradecendo por mais uma oportunidade de viver, respirar e prosseguir.
“Eu me deitei e dormi; acordei, porque o Senhor me sustentou.” (Salmos 3:5)
Oração: Senhor meu Deus, obrigado por mais um dia de vida. Obrigado pelo fôlego que me concedeste, pelo cuidado durante a noite e pela oportunidade de recomeçar nesta manhã. Ajuda-me a valorizar os pequenos detalhes da vida e a reconhecer a Tua presença em cada momento. Ensina-me a viver com gratidão, fé e dependência de Ti em tudo o que fizer. Que o meu coração não se esqueça de que tudo vem de Ti e que sem Ti nada faz sentido. Em nome de Jesus, amém.
Eduardo MLeão escreve artigos cristãos com base na Palavra de Deus, usando uma linguagem simples e acolhedora. Seus textos buscam fortalecer a fé e lembrar que Deus está presente em todos os momentos. E-books.




