O Senhor está comigo; não temerei o que me pode fazer o homem. O Senhor está comigo entre aqueles que me ajudam; por isso verei cumprido o meu desejo sobre os que me odeiam. É melhor confiar no Senhor do que confiar no homem. Salmos 118:6-8
Calamidades e mais calamidades. O que mais vemos e ouvimos nesses últimos tempos é essa expressão: “calamidades”. Um mundo que vive em guerras, onde morte e destruição parecem valer mais do que a própria vida humana.
Os interesses estão acima de tudo e de todos. Guerras por territórios, por riquezas materiais… A verdade é que a vida humana nunca pareceu valer tão pouco como hoje.
Pais enterrando filhos, invertendo o fluxo natural da vida. Filhos ficando órfãos. Choro, dor, sofrimento e um sentimento profundo de injustiça — marcas que ficam no coração e na memória, como feridas que jamais cicatrizam.
Mas não são apenas as guerras que desvalorizam a vida. Assaltos, assassinatos, fome, desastres naturais e a desigualdade social também pesam como verdadeiras batalhas diárias que todos enfrentamos.
A preocupação com os filhos para que não se envolvam com caminhos errados — vícios, más companhias, práticas ilícitas — acompanha constantemente, principalmente quando estão longe do nosso alcance e proteção.
Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno. 1 João 5:19
Mesmo sem uma guerra declarada, saímos de casa sem a certeza de voltar em segurança. Vivemos com o risco de sermos atacados por pessoas semelhantes a nós, muitas vezes por algo tão pequeno, conquistado com tanto esforço.
Até mesmo em situações simples, como um acidente de trânsito, onde poderia haver compreensão e resolução, vemos discussões que se transformam em violência, podendo chegar à morte. Pessoas consideradas boas, em certos momentos, praticam atos de perversidade sem explicação.
Andamos nas ruas com medo, receio e desconfiança. Já não sabemos em quem confiar. A vida é simples, mas se tornou complicada porque algo envenenou o coração do homem.
A iniquidade nunca esteve tão evidente. O amor ao próximo se tornou apenas uma expressão vazia.
Vivemos em um mundo onde o verdadeiro sentido da vida foi distorcido. Tudo gira em torno do próprio homem, e não mais de Deus.
Talvez estejamos caminhando para o fim. Talvez tudo isso seja consequência. Pode ser. O que muitos sentem é que não há mais conserto, apenas um declínio contínuo.
Mas… o que podemos fazer?
Desistir? Apenas esperar?
Não.
Precisamos continuar confiando naquele que é maior que tudo. Aquele que nos sustenta, nos guarda e nos ensina a viver, mesmo em meio ao caos.
Porque, no meio de tudo isso, ainda permanece uma verdade:
O Senhor está comigo; não temerei o que me pode fazer o homem. Salmos 118:6
Eduardo MLeão escreve artigos cristãos com base na Palavra de Deus, usando uma linguagem simples e acolhedora. Seus textos buscam fortalecer a fé e lembrar que Deus está presente em todos os momentos. E-books.




